domingo, 30 de outubro de 2011
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
National Kid, veio do planeta Andrômeda, no sistema estelar de Alfa-Centaury, para aprender sobre a cultura terráquea. Aqui chegando ele passou a defender o planeta Terra de criaturas que desejavam dominá-lo.
Em nosso planeta o herói assumiu a identidade secreta do professor Massao Hata, e passou a cuidar de cinco órfãos junto com sua assistente Tyako. Goro, Yukio, Kura, Mari e Tomohiro, até tentavam ajudar o professor em suas aventuras, agindo como detetives mirins, mas em suas brincadeiras de investigação geralmente o que mais conseguiam era entrar em encrencas e complicar ainda mais a missão do herói. Era só os pequenos ficarem enrascados que se comunicavam com o herói usando o rádio da marca National, assim Hata vestia seu uniforme prateado, capacete, máscara, capa e luva e se transformava em National Kid, aparecendo na hora para ajudá-los.
Em suas aventuras o herói tinha a ajuda do delegado Takahura e seu assistente Hisako, além do Doutor Mizuno, um cientista e muito amigo de Massao Hata.
Além de voar e ser um exímio lutador o herói contava ainda com sua arma laser desintegradora para combater os mais variados tipos de vilões.
Entre os mal-feitores que o herói lutava estavam seres alienígenas, como os Incas Venusianos, que liderados pela Imperatriz Aura, tripulavam discos voadores e não hesitavam sequer em contaminar águas do nosso planeta no intuito de dominá-lo. Eles faziam uma saudação muito estranha, cruzavam os braços e gritavam "Awika", palavra esta que se tornou muito famosa, dita e lembrada até os dias de hoje.
O herói combatia ainda os Seres Abissais, que sob o comando do Imperador Nelkon vieram das profundezas da Terra para dar muita dor de cabeça ao herói. Não bastasse tanta gente perversa, aparece o Império Subterrâneo, liderados pelo Dr. Koroiva; e os Zarrocos com seu monstro poderoso Giabra.
EXIBIÇÃO NO BRASIL
Em 1962, surge na Tupi à primeira produção vinda do oriente, o seriado Nacional Kid. O herói, vindo da galáxia de Andrômeda, tinha como missão defender o mundo dos incas venusianos. No total, Nacional Kid protagonizou 39 episódios. Em 1964, a série sai da Tupi e vai para a TV Record, onde fica até o final de 1967. A Rede Globo veiculou Nacional Kid de 1968 a 1969.Esses episódios, que marcaram toda uma geração, foram perdidos, em sua totalidade, num incêndio ocorrido na TV Globo de São Paulo, em 1969. Depois desse acidente, passaram-se muitas e muitas décadas, e, chegamos ao ano de 1993.
Nesse período, a série Nacional Kid foi adquirida junto aos japoneses para o mercado de vídeo pela Sato Company, através do seu dono Nelson Sato, com uma nova dublagem feita na Emérson Camargo, em São Paulo. “A redublagem de Nacional Kid foi complicada, pois a versão original tinha sido perdida. Por sorte, encontrei o Emérson Camargo, que me ajudou bastante, principalmente, por ter aceitado voltar a dublar especialmente para essa série, revivendo a voz de Nacional Kid feita por ele que ecoou e marcou toda uma geração nos anos 60 no Brasil. Melhor do que isso foi a volta de Nacional Kid a TV aberta no Brasil com a sua ida para a TV Manchete, em 1996. Pena que esse fenômeno não durou tanto tempo”, contou Nelson Sato.
Nacional Kid marcou toda uma geração de brasileiros com suas histórias repletas de situações mirabolantes e foi responsável pela vinda de vários animês nesse período.
domingo, 23 de outubro de 2011
A Selvagem
A Selvagem é uma telenovela brasileira produzida pela extinta Rede Tupi e exibida de janeiro a fevereiro de 1971. Adaptação de Geraldo Vietri e Gian Carlo de uma telenovela de Ivani Ribeiro escrita a partir de um original de Manuel Muñoz Rico, dirigida por Geraldo Vietri e Henrique Martins.
A obra é um remake de Alma Cigana, novela apresentada pela TV Tupi em 1964, com a mesma Ana Rosa no papel principal.
Sinopse
Relata a história de uma mulher que durante o dia é uma freira e à noite aparece dançando num acampamento cigano. A dúvida que paira durante a novela é se elas são gêmeas, sósias, ou uma mulher com dupla personalidade.
Elenco
Ana Rosa .... Estela / Esmeralda
Henrique Martins .... Fernando
Suely Franco ....Carlota
Castro Gonzaga .... Dom Rafael
Neri Vitor .... Diego
Jayme Barcellos .... Pablo
Isabel Ribeiro .... madre superiora
Dirce Migliaccio .... Lola
Chico Martins
entre outros...
Ilha dos Bonecos
Ilha dos Bonecos era um programa da Tv Tupi que ia ao ar por volta das 18 horas entre 1977 e 1978 ,era feito com pessoas que se vestiam como bonecos e de fato pareciam bonecos mesmo(enormes)quando pessoas contracenavam com eles ficavam do tamanho de crianças.
Era com aventuras continuadas durante toda semana(segunda a sexta)no final do programa havia sorteios de brinquedos da TROL ou Bicicletas da Caloi...uma bela morena pegava um monte de cartas jogava para cima e pegava uma (esta ganhava a bicicleta)...no outro sorteio a carta premiada ganhava algum brinquedo TROL as meninas bonecas e os meninos triciclos ou jogos de brincar.
Era muito pequeno nesta época e não sei de maiores detalhes...mas eu achava o programa espetacular......havia aventura e boas mensagens em formas de canções com lições de amor e amizade.
Memória Tv do Rio Grande do Sul
Walmor Bergesch:
integrou a equipe que instalou a TV Piratini, no dia 20 de dezembro de 1959 e, em 1961, produziu e gravou juntamente com Paulo Ruschel o primeiro VT do Estado.
O jornalista ainda inaugurou a TV Gaúcha - onde atuou como chefe de programação - a convite de Maurício Sirotsky e participou da primeira transmissão a cores do Brasil, em 1972, durante a Festa da Uva, em Caxias do Sul.
Tales of the Texas Rangers
Patrulheiros do Oeste - Toddy - Tales of the Texas Rangers (1955)
Faroeste sobre dois patrulheiros do Texas. Na época, esta série aqui no Brasil era patrocinada pelo achocolatado Toddy, por isso também recebeu o nome de "Patrulheiros Toddy". Aliás, quem comprasse o produto ganhava soldados e índios de brinquedo.
Tema de Abertura no Brasl:
"Nós somos Patrulheiros Toddy, a lei juramos defender, sempre ao lado da justiça iremos combater.
Somos Patrulheiros Toddy, somos fortes e valentes. Defendemos nossa pátria, nossa gente..."
Patrulheiros Toddy: Rangers do velho oeste. a gurizada tomava tanto o tal Toddy com leite, pra colecionar os soldadinhos e índios do Forte Apache, pra depois mandar as embalagens pra tv e ganhar as quinquilarias do seriado).
sexta-feira, 7 de outubro de 2011
Assis Chateaubriand
Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, mais conhecido como Assis Chateaubriand ou Chatô, (Umbuzeiro, 4 de outubro de 1892 — São Paulo, 4 de abril de 1968) foi um dos homens públicos mais influentes do Brasil nas décadas de 1940 e 1960, destacando-se como jornalista, empresário, mecenas e político. Foi também advogado, professor de direito, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras.
Chateaubriand foi um magnata das comunicações no Brasil entre o final dos anos 1930 e início dos anos 1960, dono dos Diários Associados, que foi o maior conglomerado de midia da America Latina, que em seu auge contou com mais de cem jornais, emissoras de rádio e TV, revistas e agência telegráfica. Também é conhecido como o co-criador e fundador, em 1947, do Museu de Arte de São Paulo (MASP), junto com Pietro Maria Bardi, e ainda como o responsável pela chegada da televisão ao Brasil, inaugurando em 1950 a primeira emissora de TV do país, a TV Tupi(PRIMEIRA TV DA AMÉRICA DO SUL TAMBÉM). Foi Senador da República entre 1952 e 1957.
Figura polêmica e controversa, odiado e temido, Chateaubriand já foi chamado de Cidadão Kane brasileiro, e acusado de falta de ética por supostamente chantagear empresas que não anunciavam em seus veículos e por insultar empresários com mentiras, como o industrial Francisco Matarazzo Jr. Seu império teria sido construído com base em interesses e compromissos políticos,incluindo uma proximidade tumultuada porém rentosa com o Presidente Getúlio Vargas.
Assinar:
Postagens (Atom)